quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Avaliação de Imóveis - Trabalho sério!

Olá Leitor


Tenho me deparando nos processos judiciais que acompanho, o risco que alguns profissionais do segmento imobiliário estão praticando, estou me referindo às avaliações de imóveis que corretores estão fazendo e que depois de um certo tempo essas avaliações "declarações" estão fazendo parte de alguns processos.


É o que costumo dizer em sala de aula, quando ministro curso de Avaliação de Imóveis: Pessoal tenha cuidado quando seus conhecidos lhe procuram pedindo para avaliar tal imóvel, apenas para ser ter uma ideia.


Ai você (corretor) como tem um coração bom acaba fazendo para satisfazer um amigo e até algumas vezes um cliente, essa pessoa por sua vez coloca seu documento num processo e pronto, depois de alguns meses você amigo corretor pode ser chamado para se justificar o papel que está assinado por você.


E quando eu pego nos processos as famosas (avaliações de 1 folha) fico muito decepcionado, pela falta de profissionalismo e seriedade que alguns colegas estão cometendo, importante mencionar que me referido aos colegas, pois eu também sou corretor de imóveis.


É por isso e muito mais que os engenheiros batalham para que nós corretores pecamos o direito de fazer as avaliações de imóveis, e ainda reforço, também sou engenheiro civil, então conheço os dois lados.


Toda vez quando alguém lhe perguntar se você faz avaliação de imóvel, você deve fazer três perguntas básicas:
  1. Qual é o imóvel?
  2. Qual o objetivo da avaliação?
  3. Quem é o interessado nessa avaliação?
Para depois você responder, com bastante responsabilidade que você faz e que é um trabalho técnico, em que irá exigir tempo e dedicação, fundamentação teórica e que essa avaliação deve obrigatoriamente obedecer ABNT NBR 14653.


Vamos ter mais cuidado nos que escrevemos e assinamos.


Abraços


Julio Cézar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor,

Aqui disponibilizo um espaço para que você contribua com opiniões e sugestões.
Fico à disposição para maiores esclarecimentos.

Abraços
Julio Cézar