Estamos daqui a pouco finalizando o ano, e ai pergunto para vocês: Já fizeram o seu planejamento financeiro para 2012 se você for pessoa física? Sendo pessoa jurídica com certeza já fez e até 2015.
É isso que quero compartilhar com você caro leitor, da importância e necessidade de sentarmos e planejarmos nossas ações do próximo ano, mas um detalhe muito importante, esse planejamento requer monitoramento, controle e disciplina.
Hoje em dia talvez isso seja uma grande dificuldades das pequenas e médias empresas, em não fazer esse processo, pois estão acostumados a serem executores de ações e esquecem de serem os responsáveis pelo planejamento de suas empresas, reflita sobre isso!
Mas esse princípio não é apenas para as PJ (pessoas jurídicas) também é aplicado às PF (pessoas físicas) evidentemente se houver participação e comprometimento das pessoas envolvidas, aqui não adianta fazer de conta, caso contrário não irá funcionar.
Já por sua vez, a importância do Controle Financeiro, é verificar e o que foi planejado está ou não sendo obtido, isso reforça que esse controle não é feito apenas quando termina o período e sim durante o período. É nesse momento que temos tempo de colocar um PLANO B em ação, buscar alternativas se o que está sendo realizado não irá chegar no planejado.
O controle financeiro irá lhe dar condições de você fazer planejamentos mais preciso, tendo históricos para analisar e ter as devidas interpretações de seus números, sabendo realmente suas principais causas e as respectivas consequencias.
Não vá esquecer de registrar o que está sendo planejando e nem tão pouco o realizado, é fundamental escrever suas ideias e as ações pretendidas, seus respectivos responsáveis em executá-las.
Você com certeza não irá se lembrar dos detalhes depois de meses que aconteceu, use um livro/caderno que sirva de ata, faça gráficos, tabelas, tudo que ajude nas suas análises.
Costumo dizer em sala de aula que para um bom iniciante, palavra chave é a DISCIPLINA e FOCO, utilize uma planilha eletrônica e tenha o hábito de alimentá-la, mas cuidado em não acumular o que precisa ser feito, por isso será um passo para seu planejamento e controle ir para o fundo da gaveta.
Um forte abraço,
Julio Cézar
A intenção aqui é disponibilizar alguns conceitos e ideias que apresentamos nos nossos treinamentos. Importante é a transparência que atuamos, nos preocupamos em passar nos cursos o que realmente executamos no cotidiano quando estamos exercendo nossas atividade profissionais. Uma boa leitura e estamos abertos a novos temas. Abraços Julio Cézar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pois é Professor, ainda acredito que o ideal é fazer-se uma previsão, e porqu não para 5 anos, no Brasil é dif´cil, sabemos que o exemplo parte de cima e aqui não temos exemplos, mas se fizermos mesmo que só para o ano seguinte, esta precisa e DEVE ser acompanhada mê a mês e corrigida. Normalmente no 3ª mês do ano, É Março, no Carnaval também se come então o Ano inicia em Janeiro,. No Final de Março toda a previsão pode, se for o caso ser revisada e normalmente esses nrs. não terão varições de mais de 1,5% até ao final do Ano, E se tiverem que seja para cima e nas receitas.
ResponderExcluir